Teatro Sant’Arte

“Vocês, artistas que fazem teatro
Em grandes casas, sob sóis artificiais
Diante da multidão calada, procurem de vez em quando
O teatro que é encenado na rua.
Cotidiano, vário e anônimo, mas
Tão vívido, terreno, nutrido da convivência
Dos homens, o teatro que se passa na rua.” (Bertold Brecht)

Os primeiros sinais de um grupo de teatro na paróquia de Santa Rita de Cássia, datam de 1999, quando o então grupo de jovens da época, resolve realizar a dramatização da Paixão de Cristo daquele ano. O grupo ainda não possuía uma identidade teatral, apenas se tratava de um grupo de jovens com a vontade de fazer esta dramatização. Assim permaneceu por anos seguidos, em que jovens se reuniam para evangelizar através da arte.

Já disse o Papa João Paulo II em sua carta aos artistas: “a Igreja está especialmente interessada no diálogo com a arte […] para transmitir a mensagem que Cristo lhe confiou, a Igreja tem necessidade da arte […] na criação artística, mais do que em qualquer outra atividade, o homem revela-se como imagem de Deus”

Em 2012 ele finalmente recebe uma organização e estruturação de grupo e passa a possuir como eventos fixos a encenação da Paixão, a vida de Santa Rita, A encenação do Círio e o Auto de natal. E outros eventos como a vida de São Tarcísio, a mostra de teatro e a vida de São Sebastião, foram incluídos em sua agenda.

O número de componentes foi sempre rotativo, não sendo necessariamente obrigatório que todos os membros participassem de todas as montagens. Possui um número estimado de 32 membros, entre ativos (que participam de montagens) e não-ativos (que agem como colaboradores). Com um caráter de grupo aberto, não faz distinção de qualquer natureza entre seus membros, e devido a sua intensa agenda, está sempre em atividade na paróquia, com ensaios e apresentações. Suas atividades estão sempre ligadas a datas celebrátivas da igreja, exceto a Mostra de Teatro, que ocorre entre julho e setembro. Agora desbrava novos caminhos, utilizando da Dança, um meio maciço de evangelização. Sempre com um toque de brilho para chamar atenção aos ensinamentos de Cristo, naqueles que os viveram tão intensamente. Nossos santos.

Estão sempre abertos a entrada de novos membros, tendo eles experiência em teatro e dança ou não, também não estipula uma idade limite para seus membros, e possui a política da formação e crescimento daqueles que colaboram com eles.

Suas reuniões acontecem todos os Sábados ás 20 horas, exceto em períodos de ensaios, onde os encontros se tornam mais frequentes.

Sua missão é levar arte para quem não tem arte, uma arte que não precisa de grandes estruturas, mas sim de boa vontade, trazendo a comunidade aos palcos para que ela se sinta representada naquilo em que ela mais se sustenta, sua fé.

Coordenador Geral: Jairo dos Anjos
Vice-coordenadora geral: Dalila Costa