Travessa WE 32,nº 642 - Cidade Nova V - Coqueiro
CEP: - Ananindeua, PA | Tel.: (91) 3273-3191/981363506

Horários de Missas
Segunda, Terça, Quarta e Sexta - 18h30 Quinta-feira - 6h30 e 18h30 Sábado - 6h30 e 17h30 Domingo - 6h30/8h30/17h30/19h30 Veja mais


Notícias › 15/05/2019

Papa ao Celam: responder aos desafios da América Latina

O Papa Francisco enviou uma mensagem ao Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) que está reunido, em Tegucigalpa, Honduras, até o próximo sábado, 18, em sua 37ª Assembleia Ordinária. O encontro teve início na última segunda-feira (13/05).

“Olhar para Deus e para os povos da América Latina e Caribe.” Este foi o convite do Santo Padre aos bispos do CELAM. A mensagem do Papa Francisco, enviada através do Secretário de Estado Vaticano, cardeal Pietro Parolin, foi lida na primeira sessão dos trabalhos, nesta terça-feira.

Responder aos desafios do Continente

No texto, o Pontífice delineia o CELAM como um organismo de comunhão eclesial, chamado a colaborar com os pastores para que animem e apoiem, com espírito renovado, a sua missão, respondendo aos desafios do continente. Francisco assegura a sua oração pelos trabalhos da plenária e coloca o seu desempenho sob os cuidados maternos da Virgem Maria.

Igreja seja visível, tangível e eficaz

A sessão foi presidida pelo presidente do CELAM, cardeal Rubén Salazar Gómez. O Núncio Apostólico em Honduras, dom Novatus Rugambwa, recordou em sua saudação que, diante dos desafios da realidade, a ação da Igreja deve ser “visível, tangível e eficaz na vida pública”, e convidou a assembleia a fazer uma leitura da realidade latino-americana.

Oferecer esperança

Palavras de boas-vindas foram proferidas, em nome da Igreja hondurenha, pelo bispo de San Pedro Sula, dom Ángel Garachana Pérez, presidente da Conferência Episcopal, e pelo arcebispo de Tagucigalpa, cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga.

O cardeal Maradiaga disse que, diante dos ataques concretos contra o Santo Padre, o CELAM tem “uma dívida de amor e gratidão”. É chamado a “oferecer uma palavra para aqueles que não têm amor porque não têm fé e esperança”.

Via Vatican News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *